domingo, 4 de abril de 2010

Um breve pensamento

Roberta Guimarães

Por que fazer tantos planos? Por que tantos sonhos?

Nos sonhos estão os planos, os desejos e vontades. Mas será mesmo prudente almejar tudo isso? Sonhar com tantas coisas? Se nada disso depende de nós?

Não seria mais doloroso se sonhássemos durante nossa vida por algo, e no fim não ser concreto? Há momentos em que dói pensar no futuro, medo de não saber do amanhã, e o que ele nos reserva.

Como já dizia alguém, “Se seu sonho se realizar, ele não era um sonho de verdade.”

Às vezes pensamos que somos capazes de planejar nossa vida em detalhes, na verdade temos sim essa capacidade, mas não nos damos conta de que não passa de uma esperança, uma meta que pode ou não ser cumprida. E se tudo que desejamos apenas não passam de vontades que nunca serão realizadas?

Um amor, um casamento, filhos, o emprego dos sonhos, a casa perfeita; são alguns dos objetivos que a maioria da sociedade busca durante a vida, mas podem ser frustrados, porque não depende de nós. Fazemos parte de um plano maior, onde quem coordena tudo, planeja, e realiza, é alguém grandioso, Divino. Como dizem as escrituras: “o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.”

Ainda no ventre de nossas mães, Ele já conhecia-nos e sabia de cada passo que daríamos: “Os teus olhos me viram a substancia ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” Sl 139: 16.

Se de fato todos os nossos dias estão determinados por Deus, por que então ter vontades e anseios? Não haveria sentido viver se não tivéssemos algo a buscar. Visar um melhor, um desejo, é o que faz-nos caminhar para alguma direção, um caminho que te realizará ou te levará à perdição.

Nada acontece por acaso, desde um “bom dia” ganhado pela manhã, uma boa ação feita a alguém, uma briga, ou passar num vestibular, conhecer novas pessoas, perder alguém, ganhar algo, tudo isso faz parte de um plano, um ciclo de acontecimentos, que mais na frente veremos que se não tivessem acontecido, toda a sua existência tomaria um rumo diferente. E esses acontecidos são todos planejados por Deus, tudo é providência de Deus! Ele planta em nós os desejos, e testa-nos através de nossas vontades.

Se buscar a Deus, Ele cumprirá os desejos de teu coração, é impossível estar perto dele e suas bênçãos não ter; este é o caminho que te realiza.

Deus não quer que o obedeça em busca de trocas, visando ganhar o que deseja: “vou obedece-lo, assim ele me dará isso ou aquilo.” não! A realização e sucessos que ocorrem em nossas vidas são conseqüências da obediência de coração a Deus, não que mereçamos, mas por misericórdia. Porque um pai quer o melhor para o seu filho.

Então somos consolados, a crer que as vontades de nossos corações podem sim ser cumpridas, se buscarmos constantemente o Senhor e esperar nele, termos paciência e descansarmos nosso ser em Seus braços.

A falta de esperança e confiança no Pai, é o que te leva a buscar do seu jeito os seus sonhos, e esse jeito errado em que você acha-se suficientemente capaz de satisfazer-se, onde considera-se totalmente independente, capaz de não necessitar de nada nem ninguém e usar de todos os meios, mesmo que ilícitos para conseguir, te puxam para um abismo de frustração e perdição, pois quando seus olhos forem abertos para a realidade, verá que nada é, nada sabe e nada tem sem Cristo.

Se seus objetivos não forem alcançados buscando a Deus, com certeza virá algo muito melhor pra ti, por que sempre o melhor do Senhor está por vir em nossas vidas.

“Por que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus tem preparado.”

Às vezes temos perdas, contrariações, tristezas; estas são provações em que estamos sendo moldados, quebrados e refeitos, até que alcancemos a forma, a fé, o coração e o caráter que Deus deseja em nós, e assim ele nos abençoará com toda a sorte de bênçãos e os desejos do nosso coração serão satisfeitos.

Na verdade o que realmente vai satisfazer-nos e bastar-nos é a presença de Deus em nós, o resto só nos é acrescentado por conta dessa causa.

________

Este texto foi escrito pela nossa querida irmã e amiga, Roberta Guimarães, membro da 1ª IPSalinas mas que atualmente vive na Bahia. Beta, sentimos muita saudades, volta logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário